"Aqui ninguém é louco. Ou então, todos o são." (Guimaraes Rosa, Primeiras Estórias)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Amor Plutônico

I

Nesse limiar da razão emoção,
Pensando na vida como um grande turbilhão,
Idéias, pensamentos, sentimentos...

A língua fala, nem sempre o que pensa o coração,
esconde do mundo usando a razão,
mascarada para todos fugindo da emoção.

O corpo reage, luta e se mostra,
Refém vitimado do ato impensado.
Os devaneios afloram e a realidde se faz.
O cérebro vive e revive o falso estrelar.

A expectativa germina e como plântula ao Sol,
Cresce e determina que a decepção
será o grande carrasco do pobre coração.

Como criança ingênua ao presente esperar,
Imagino, crio, vivo
E desse sonho não consigo despertar.
Alguns, de paixão o chamam,
Outros, o que sente os que amam.

O que sente os que amam, chama-se amor,
Que à felicidade não chegam
Sem passar pelo caminho da dor.

És a verdade, a minha verdade,
Que vivo esse Plutônico Amor,
Na minha realidade,
Distante, além do mundo que estou a habitar.

Por mais que me esforço,
Não imagino como alcançar,
Esse mundo ilusório chamado "amor"
Que em minha mente veio germinar, degenerar.

Você que nele vive,
Apenas tua a lembrança a me alegrar,
Ou em dias tenebrosos, minha chaga cutucar.

As leis são respeitadas,
Pois não há como mudar,
Volto, e ao chão estou novamente a pisar,
Continuando a caminhada,
Sem ao menos a tua resposta escutar.

II

Imagino teu silêncio,
Como cala um coração,
Evitando assim a dor da decepção.

Imagino-te distante,
Como o vento que ao lado desfila exuberante,
Mas na ilusão dele abraçar,
Como a lua a iluminar
Numa distância real,
Sem nada perto chegar.

Como em todos eles, cá estou,
Admirando-te a realeza,
A beleza a suavidade,
Como a brisa a tocar,
O brilho da lua vigilante,
Sem poder abraçar.

O que mais quero,
O brilho da tua alma,
Àquele que perto de tí ficar.
Que onde passar o frescor levar
E caminhos iluminar.

João 21/06/2009

Um comentário:

Marcela disse...

Adorei o poema!
muito profundo, e. hmmm
muito apaixonado hein.. hehe
vocês são muuuito bons nisso!
Parabéns.. artistas!