"Aqui ninguém é louco. Ou então, todos o são." (Guimaraes Rosa, Primeiras Estórias)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Centésimo post!

Por muito tempo, minha colaboração para este blog foi um tanto quanto "anônima". A começar, pela criação. Depois, entrava escondidinha e corrigia uma vírgula aqui, um acento ali, um "s" no lugar de um "ç", ou seja, bobagens... que não inferem no sentido. Ousava-me um pouco mais nos comentários, mas não muito, apenas marcava a minha presença de leitora.
Enfim, o fato é que aqui estou pela primeira vez como autora também. Vi que esse seria o centésimo post e me “dei essa honra”.

E também eu estou treinando pra ser oradora da minha formatura, estou me acostumando a fazer discursos que fazem as pessoas chorarem, depois vcs me contam se deu certo! ;) hehe

Escreverei ao meu modo, sem rimas, direta e, já vou avisando, quando eu quero, eu sei ser bem piegas!

Então.. lá vai..

Quando criei o "Devaneios" achei que seria apenas um espaço onde teriam poemas divertidos. Que os meninos me perdoem, mas a princípio, não levei muito a sério! Achava que era um passatempo, e que eles mesmos apenas se divertiam escrevendo. Com o tempo, esse espaço se tornou algo maior, e a cada texto, eu podia perceber claramente cada um de vocês. Se por um acaso vcs não assinarem, eu seria capaz de dizer, sem hesitar, qual de vcs escreveu o texto, pois, as palavras, bem, as palavras não significam por si sós. Elas trazem histórias de vidas, personalidades, particularidades e só fazem sentido (no próprio sentido de "senti-las" mesmo) dentro desse universo.

Assim, se por um acaso, um dia eu abrisse o poetasbarrota.blogspot e lá tivesse uma poesia bem ao estilo romântico, com o uso da 2ª pessoa "tu" e "vós", com rimas bem marcadas, figuras relativas à natureza, à Deus e aos conflitos do ser humano..HA! Estamos falando de João Tozzi. Ás vezes, ele varia entre o verso e a prosa, a qual se aproxima dos fluxos de consciência. Mas está sempre lá.. a natureza, os animais, o ser humano, entre o seu aspecto físico e natural, e o conflito ante a inserção social. E quem conhece sabe, isso tudo é muito..muito ‘Jão’!! E quando ele está na sua fase mais introspectiva é o maior colaborador do “Devaneios” e também, o que mais bota fé nele, com planos até de torná-lo um livro. (e por que não?).

Agora, se o “poema anônimo” fosse bem comprido, de versos curtos, com um estilo mais “parnasiano pré-moderno” (eu acabei de criar essa definição! Rss), ou seja, com palavras rebuscadas e com a temática da multiplicidade do “eu”, rima livre, jogos de antíteses e um lirismo extremamente subjetivo - David! Seus textos são até mais difíceis de entender de tão subjetivos. Assim como tudo relacionado a essa pessoa! E a subjetividade é expressa através da descrição das sensações sempre relacionada à natureza. O vento, a brisa, o mar.. Mas depois que vc se acostuma, nem parece mais tão complexo assim, basta ‘trocar uma idéia’ por um tempo que dá pra perceber o quanto dele está nos textos.

Entrou, leu e deu risada: Ciro. Em primeiro lugar, eu sempre saberei que é do Ciro porque o fadiga nunca escreveu seu próprio texto no blog, sempre sou eu que os digito e posto! E o caráter despojado, ingênuo e sem compromisso dos seus poemas mostra bem o Cirinho way of life!

Se for em inglês, é o Marcelinho!! Tão tímido que escreve em língua estrangeira. Freud explica, sabia? Uma das formas de manifestação do inconsciente é através da Língua Estrangeira, é um lugar onde não temos a censura da língua materna. E é através do inglês que o Marcelinho também participa, passando suas mensagens de felicidade e amor.

E se o texto for num estilo mais jornalístico, semelhante a crônica, como este que vos escrevo, é possível que seja o Lu. Chegou recentemente ao Devaneios, mas já mostrou que seu texto, assim como todos os outros, ‘desenha’ sua personalidade.

E até a ausência de participação, revela a personalidade. É o caso do Bodini. Vcs imaginam o Bodini escrevendo um poema? Nunca!!!

Agora.. lembrando de cada um de vcs pra escrever esse texto senti um calorzinho gostoso no peito..de ter, mais uma vez, a certeza de que tenho pessoas especiais a minha volta. Somos em quase 10 pessoas. Muito diferentes uma da outra. E, são tantas as diferenças, mas quando estamos juntos elas parecem se anular! Por que será? Como diria Pagu.."é difícil dizer o porquê das coisas. Mas difícil ainda é saber o porquê das coisas." Mas eu arrisco. As diferenças se anulam ante o que temos em comum: saber que a amizade..ah.. a amizade! é essa que importa. É essa que faz a diferença. E a gente se diverte na praça, na piscina, no Cidão, na balada e estamos juntos mesmo que distante. Porque pra estar junto, é preciso estar do lado de dentro. E eu amo vcs! Muito!

Com carinho..

Suéter! hehe

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa menina Marrocos é a cada dia mais barrota...(ou melhor, muito MÉRRÉCSSSS..>)...Sue, realmente você me surpreende com essa sua capacidade de capitação da expressão sentimental de cada um...Adorei de verdade esse seu post...por ter sido o céntésimo e talvez o que fechará as postagens de 2007, completando nosso blog um ano de idade.
Querida, amo demais todos tb e sempre pedirei a Deus esses momentos maravilhosos...

Um Grande Bjãoooo

Jão

Luís Otavio Machado disse...

Mas que Merrecs mesmo!!!!!

Ms. Sue é foda!!! Sempre tão...tão...feliz nos seus comentários. É legal que a vejo enquanto leio o post, falando de nós, que nos juntamos e nos queremos tão bem! Que felicidade poder contar com algo assim, tão grandioso, tão gostoso e tão marrocos!!!

Vivamo-nos!!!

É o q nos faz bem, pelo menos ME faz feliz demais!

Bjos Sue, e escreva mais!!! Tentarei fazer o mesmo!

Lu

Luís Otavio Machado disse...

Ah, e vida longa ao "Devaneios..."!!!

Unknown disse...

Bom, se a intenção era fazer chorar, parabéns rsss
Achei lindo o texto e creio que cada homenagem foi merecida!
Eu já vivi diversas emoções diferentes lendo os textos desse blog, e apesar de não conseguir me expressar tão bem como vcs, guardo todos em meu coração. Já chorei, ri, senti ciumes, fiquei confusa.. Tudo por esses devaneios..!
Amo cada um dessa turma linda. Cada um de um jeito diferente. E um de uma maneira especial. (olha eu chorando de novo..) E amo vc Sue, minha amiga linda que me acompanha e me aguenta em todos os momentos. Tenho muito orgulho de ter amigos como vcs!

beijos a todos

=)

Ju

Sue Ellen disse...

Lindos são esses comentários de vcs!!
Só confirmam o que vcs escreveram!
Obrigada!!
bjoos!!!