"Aqui ninguém é louco. Ou então, todos o são." (Guimaraes Rosa, Primeiras Estórias)

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O POUSO FORÇADO DE UMA BORBOLETA SÓRDIDA

"Boêmia de uma noite estranha
Trouxe a meu quarto uma doce visão"

O pouso Forçado de Uma Borboleta Sórdida

Havia, de fato, uma pequena estranheza naquela situação. Passará alguns minutos que traçarão aquelas duas figuras. O que elas me diziam? Provavelmente, me diziam, com semelhante estranheza, que aquilo não era natural. Cabe a qualquer observador comum achar certo nível de estranheza naquele cenário irreal. Mas também, cabe ao pensador transformar o estranho fenômeno irreal em natural.
O que se passa por irreal aos olhos do observador, torna-se filosóficamente natural visto dos olhos do pensador. Há quem tome o cenário por irreal, esse nada tem em seu imaginário, nada tem, nem um pouco de imaginação.
Perguntaria ao filósofo sobre a imaginação humana e a irrealidade de tal cenário. Diria o filósofo, após alguns minutos de reflexão, que a irrealidade não cabe nas palavras, assim como não cabem em todas as palavras uma imaginação. Pena que sentimentos são tão leves e fluídicos como o vento e as palavras inúmeras e imortais como os anais da história.
O observador olha mas não vê. Enxerga a matéria mas não se lambusa da essência. O filósofo pensa mas não é. Reflete sobre a essência sem absorver de seu conteúdo. O poeta escreve mas não entende. Como pode uma borboleta gigante pousar em uma pequenina árvore seca?
David

4 comentários:

Sue Ellen disse...

Gosto e desgosto,
interesse e desinteressante
necessário e desnecessário..


to errada qdo digo que ele é paradoxal??? rss

bom retorno, man!

Unknown disse...

Davi seu barrota...achei filosóficamente adorável seu ponto de vista...sim, de fato...filosóficamente imaginamos, mas não vivenciamos, muito memos somos...
Captei vossa mensagem, e descordando da nossa ilustríssima crítica...achei filosóficamente compreensível e captável...fixo e maleável...

braços

Sue Ellen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sue Ellen disse...

Fixo e maleavel..

mais paradoxos.. rss

mas, só esclarecendo: as antiteses estão no outro texto. é que acabei comentando só o último. E mais, ser paradoxal não é necessariamente ruim, haja vista o "fogo que arde sem se ver"

esclarecido!?
bjos!