"Aqui ninguém é louco. Ou então, todos o são." (Guimaraes Rosa, Primeiras Estórias)

sexta-feira, 23 de março de 2007

Filofosia filosofal sobre a razão racionalizada do intelecto inteligente

Em minha quase estacianária vida penso frequentemente sobre o existencialismo. Sobre a razão que paralelamente caminha com a inteligencia. Penso, reflito, mas como é difícil chegar a uma conclusão. Talvez por que a conclusão seja relativa, como sempre digo: Tudo é relativo. Mas e dai? E minha vida? Qual o melhor caminho a ser trilhado? Imagino, dentro do que conheço até hoje, baseado no nível de raciocínio que hoje conquistei, lendo e relendo, vivendo e sofrendo, caindo e levantando, que o caminho certo não existe. Cada qual havera de construir o seu dentro do seu nível intelectual, relacionando diretamente com a experiência de vida, juntamente com o que lhe foi ensinado e testemunhado. Mas e dai? E a massa de 6 bilhões de pessoas que sofrem diariamente a força da gravidade terrena? O que pensam cada uma delas? Quantas delas pensa como eu? Não importa, como ja vos disse, cada qual na sua hora, no seu momento, na sua angustia, na sua felicidade, na sua razão e realização. Pois então, ja sabes o que fazer da sua vida, não? Tome suas decisões, baseadas na razão, que conquistamos com a ajuda de alguns milhões de anos. Pense, use sua inteligencia, não se importanto se está certo ou errado, pois pra você naquele exato momento és o que tens em mãos. Sua experiência, seu aprendizado e conhecimento, nunca se esquecendo da capacidade de ampliar seu campo perceptivo das coisa ao seu redor, conquistanto assim seu terreno dentro da sua própria razão.
Não, eu não usei nenhum tipo de psicotrópico. E se tivesse usado, teria sido o que tinha achado conveniente fazer naquele momento, devido minha razão,.....bom, vou poupá-los de mais uma ladainha sobre a razão...!!!
Fiquem em paz!!!

Um comentário:

Sue Ellen disse...

Lembrei de uma música:
"Mudaram as estações, nada mudou..
mas eu sei que alguma coisa aconteceu..tá tudo assim.. tão diferente..
(...)
Se lembra quando a gente,
tentou um dia acreditar,
que tudo era pra sempre,
sem saber, que o pra sempre
sempre acaba.."

Quer coisa mais relativa do que isso?? hehe O pra sempre, sempre acaba.. isso pq "o caminho certo não existe." e devemos fazer as coisas conforme acreditamos! no momento, sem pensar tanto..difícil, né? pelo menos pra nós que adoramos uma filosofia filosofal! heheh
Adorei seu texto! E fico feliz por ter cessado as légrimas e dores, pelo menos por enquanto!
Bjones,Jão!!!