"Aqui ninguém é louco. Ou então, todos o são." (Guimaraes Rosa, Primeiras Estórias)

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Ben/maldito Talento

Dom, 25 de Novembro de 2007 – 17:14h - Em Jaguariúna, sentado na varanda de dentro da casa de seu Carlão e Dona Nara. Ao lado do papagaio, que por incrível que pareça, manteu-se calado. Dia preguiçoso, “chuviscante” eu diria.

O Ben/maldito Talento.

Sempre quero escrever as coisas. Quero poder colocar no papel, traduzir em palavras aquilo que me emociona, me intriga, me fere, causa o riso, a tristeza.

Agora aqui estou fazendo isso. Mas sei que faço sem talento.

Eis a minha decepção.

Queria poder escrever como ninguém. Escrever, escrever e escrever, sem limites, com clareza e poesia, mesmo que a escrita fosse em prosa, se é que me entende.

Vem a minha cabeça essa questão do querer e do poder, ou conseguir. Que merda não conseguir quando se quer de verdade. Acho que pra quando se quer de verdade deveria existir uma regra que se deve conseguir essa coisa e pronto. Mas não valeria um quererzinho de leve, é claro, Teria que ser coisa grande, coisa forte, de dentro - do fundo mesmo!

Aí, a gente também lê. Lemos por prazer e aproveitamos para melhorar o tal talento de escrever. E nada…

Ah, também tenho lido pouco demais para conseguir um avanço. Por que tanta ansiedade? Eita!

Tem também as brincadeirinhas, os joguinhos de palavras. Aqueles que a gente lê, acha o máximo e logo quer começar a usar. Mas cadê o talento?

Ora, se aquela coisa escrita com joguinhos agradou foi porque quem a escreveu o fez com talento. Talento nato, eu diria, aprimorado sim com o passar do tempo, é fato.
Também não deve ter sido assim, de uma hora pra outra, sem tentar algumas vezes.

Não sei, posso estar enganado, mas acho que pelo menos das primeiras vezes não deve ter sido assim fácil, mesmo pros talentosos, escrever com talento, será?

Não sei mesmo, afinal vira e mexe tem alguém que chega e impressiona de verdade, logo de cara, de primeira.

É… Talento é talento mesmo…

Tenho talento também para algumas coisas, não sei bem descrever para que.

Aliás essa é outra coisa que me incomoda muito, o fato de não saber descrever algo que me é intrínseco, que vive em mim. Que coisa!

Aí chega um de for a - que te conhece óbviamente - e simplesmente discorre, com a maior facilidade do mundo, sobre as coisas que você jamais conseguiu discorrer. Nomeia aquilo que pra você sempre foi uma incógnita. Seu eu conhecido, mas impossível de ser traduzido em palavras. Fossem elas escritas ou faladas.

Tá aí. Talento de novo. O talento de algumas pessoas, às vezes, parece estranho, ou melhor, incomum.

Mas voltemos a falar dos meus talentos.

Ah, deixa isso pra lá, porque falar dos meus talentos, devo eu mesmo entendê-los bem para saber tirar o máximo deles.

Que estranho. Por que escrever sobre talento? É… sobre talento! Estranho mesmo, é fato. Mas já que veio então foi de uma vez. E foi bom… foi bacana!

Você já pensou nos seus talentos?

É, nem eu. Nunca havia pensado. Pelo menos não assim, com vontade, e porque não dizer, com talento…

____________________________________

Esta foi a primeira postagem by Luís Otavio

3 comentários:

Unknown disse...

Você diz que seria bom ter talento (vamos generalizar...talento em tudo). O que é talento? è saber fazer algo bem feito, com facilidade? Seria da mesma maneira que tratar como aprendizado? Os talentosos aprenderam pra ter talento. Eles em algum momento aprenderam, pq nunca ninguém nasce sabendo nada...aprenderam, com facilidade ou não...mas aprendemos...isso nos dá a margem para termos talento em qualquer coisa que possamos querer. Basta ter dedicação e aprender bem aprendido...serás um talento na arte de aprender também. Serás um talentoso na arte de ensinar, por que quem sabe de alguma maneira ensina.

Marrocos....abraços

João Tozzi

Sue Ellen disse...

Gosto dos textos em prosa. Principalmente esses, que tem carater de crônica. (pois bem, veja só.. descobrimos um cronista..rss) E gosto porque eles dão margem pra reflexão.. pra discussão, pra outros textos. Ao contrário da poesia, que parece tão íntima que é quase inatingível.
Seja bem vindo ao devaneios..
e aqui, honey, não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento! (C.L.)
Bjos!

Luís Otavio Machado disse...

É João meu irmão, talvez vc esteja certo. Mas concordo parcialmente. Acho q talento nato existe, e muito! É claro que aprendemos, demais, nos aperfeiçoamos e ajudamos o tal talento a ficar ainda mais marrocos. Mas... Ainda assim há os talentosos natos, seja para o q for. Vc é um, eu sou outro, todos temos talentos, no que já são outros 500!

Su, tb curto prosa, aliás acho que me dou melhor com a prosa do que a poesia, apesar de ter produzido tão pouco conteúdo até esse meu momento da caminhada.

Mas vamos indo, e escrevendo!

Merci pelas boas vindas!!!

Lu