"Aqui ninguém é louco. Ou então, todos o são." (Guimaraes Rosa, Primeiras Estórias)

sábado, 5 de julho de 2008

O que é beleza (caros amigos)

O que é beleza?
Uma pintura de aquarela
Ou uma paisagem na natureza?

A beleza pode estar no quintal
De uma casa qualquer
Na juventude de uma jovem mulher
Ou então na simpatia
De um pequeno animal

Mas o que realmente é ser belo(a)?
Creio eu, que sejá a essência
O misterioso natural
Que desabrocha sem ser percebido
Sendo a surpresa de um sorriso
Ou até um simples olhar agradecido
Ou então a enorme força da amizade
Que nos invade
Com tamanhã exatidão
De preencher o coração

Não procure a beleza
Como o colecionador
Procura sua nova borboleta
A beleza é espontanea
Só se mostra com leveza

Observar a beleza nos versos
É maestral, não é pensamento formado
É intuição, leveza sem razão
É pura expressão
Dentro da poesia
Construidas por belas palavras
Entre versos sublimes

Poeta sou? talvez projeto
Beleza expresso?
Talvez sua sombra
Sem cores nem brilho
Só sua aparência

Sigo o padrão
O padrão não é belo
Nem ao menos singelo
É turvo e curvo
Tento sair desse condicional
E estampo em minha parede
Uma rede, verde, natural!
Que me envolve com leveza

Me desfaço com o vento
Acalmo meu lamento
Em momento de paz
Gero novo pensamento
No qual aqui me despeço
Com uma pergunta ao vento
Que passa pelas pessoas
Sem ser notada
E a pergunta que faço é
O que é beleza
Responda se puder!
(David - 2008)

Nenhum comentário: